Curso de extensão: Portfólio/webfólio de aprendizagem: inovação no processo de ensinar, aprender e avaliar

Abril 2, 2021

Banner

Neste curso discutiremos a avaliação, a mediação pedagógica e as suas interfaces didáticas desenvolvidas no ensino presencial, híbrido ou a distância. Evidenciaremos ações  investigativas e criativas, por meio de novas metodologias, procedimentos e registros didáticos interdisciplinares que podem ser  sistematizados em portfólios/webfólios de aprendizagem.Webcurso e Webprosas aprendentes

As Webprosas aprendentes temáticas e as salas virtuais estão abertas para todos(as) estudantes e docentes interessados(as) nos temas da UFOP, outras IES, docentes da Educação Básica. As atividades do evento estarão disponibilizadas por meio de duas salas virtuais, na plataforma da UFOP ABERTA, a partir da seguinte organização:

Sala 1: WEBCURSO: Portfólio/webfólio de aprendizagem: inovação no processo de ensinar, aprender e avaliar – 45 h

Esta sala será mediada pela equipe polidocente articulada à autogestão dos(as) cursista(s).  Para tanto, os(as) participantes,  ao acessarem as plataformas, poderão assistir às Webprosas aprendentes de forma síncrona ou assíncrona, receber sugestões de textos para leituras, realizar atividades de aprendizagem, fóruns virtuais, videoaulas etc..
Para participar do curso poderão se inscrever todos os interessados até o limite de 100 vagas, em cada oferta.

Sala 2: WEBPROSAS aprendentes: Portfólio/webfólio de aprendizagem: inovação no processo de ensinar, aprender e avaliar

Esta sala virtual será  preparada para autogestão dos(as) cursista(s).  Para tanto, os(as) participantes,  ao acessarem as plataformas, poderão assistir às Webprosas aprendentes de forma síncrona ou assíncrona, receber sugestões de textos para leituras, videoaulas e baixar os certificados.

As Webprosas aprendentes serão disponibilizadas, gradativamente, nas salas virtuais da plataforma UFOP ABERTA. Portanto, para participar,  é necessário que os(as) interessados(as) se inscrevam nesta plataforma, usando uma conta de acesso (login), conforme orientação a seguir.

Carga Horária:  Será  definida  de acordo com as atividades propostas para cada Webprosas, que, em geral, será de 2 horas.

Inscrição nas salas virtuais – do curso e das Webprosas aprendentes

Para participar das atividades propostas – Webcurso eWebprosas aprendentes -, você deve criar sua conta na UFOP ABERTA, seguindo as orientações apresentadas nos passos indicados a seguir:

1º passo: Entre  no site da UFOP ABERTA, usando o navegador Mozilla Firefox. Clique no link https://moodle.aberta.ufop.br/login/signup.php e preencha os campos indicados.

Atenção! Você receberá a confirmação da criação de sua conta pelo e-mail que usou para fazer o cadastro. Caso não receba a confirmação do procedimento após 24 horas, verifique a caixa de spam e,  se não houver a confirmação,  entre em contato com ufopaberta@ufop.edu.br, informando seus dados.

2º passo: Depois de ter sua conta de acesso criada (login), e se inscrever no Webcurso e/ou nasWebprosas aprendentes, você deve clicar no link https://moodle.aberta.ufop.br/enrol/index.php?id=62, fazer seu login e confirmar sua autoinscrição.

Certificação:  A declaração de participação será emitida de acordo com a carga horária de cada Webcurso (45 horas) eWebprosas aprendentes (2 horas, cada uma), pelo(a) próprio(a) participante, após a finalização das ações, de acordo com a orientação disponível na sala virtual do webevento.

Transmissão das Webprosas: Canal do You Tube da Professora Márcia Ambrósio.

Horário: Geralmente, a transmissão das Webconferências  acontecerá às 19 horas.

Temas: Os temas serão variados, de acordo com a proposta de cada sessão.. Você deve, pois, acompanhar  a programação.

Programe-se para acompanhar Webprosas aprendentes

Nossas Webprosas aprendentes  iniciarão no dia 9 de abril e vão até 30 de novembro de 2021.

Para que você possa se organizar,  não perdendo nenhuma atividade das Webprosas,  segue, abaixo, a programação detalhada. Uma vez  que estiver cadastrado(a) na UFOP ABERTA,  será enviado  um lembrete, por email, um dia antes do início de cada Webconferência.

Para ser avisado(a) pelo YouTube, defina o lembrete clicando no link (apertando aqui) https://www.youtube.com/c/M%C3%A1rciaAmbr%C3%B3sio depois, em "definir lembrete" em cada videoconferência.